Agenda vencedora do concurso realizado pela Universidade Federal da Bahia (em parceria com o Banco Real), em 1996. O leiaute e partes da concepção estrutural da agenda foram elaborados conjuntamente com o designer Ricardo Guimarães, também aluno da UFBA, à época. Poderiam participar alunos do curso de Design, individualmente ou em grupos. Os participantes tinham liberdade para fazer sugestões de conteúdo ao mesmo tempo em que, algumas partes desse conteúdo seriam determinadas pela Universidade e deveriam ser parte obrigatória da Agenda.
A fonte tipográfica utilizada foi a Palette e a ideia era fazer algo bastante descontraído. Hoje, a concepção visual já parece ultrapassada mas, na época, os leiautes da parte interna e externa aparentavam mais modernos e, acredito eu, ajudaram a proposta a sair vencedora.
Acredito também que, além do design, as sugestões de inclusão de conteúdo como os mapas, a agenda de telefones e estações do ano, dentre outras coisas, tiveram papel importante para a tomada de decisão do júri. Ao final da agenda, foi inserido, por definição da UFBA, um bloco de informações com concepção estética já pronta, o que colidia um pouco com a concepção visual (minha e de Ricardo) que tínhamos definido para o trabalho. Mas não tínhamos como evitar, afinal, tínhamos vencido.
Além da criação do leiaute, participamos ativamente do processo de arte-finalização até que o material tivesse sido todo impresso. A agenda já seria distribuída ao corpo discente (calouros) no ano seguinte e só de vê-la nas mãos dos estudantes, por onde a gente passasse, foi super gratificante. Deu trabalho mas valeu a pena.
A agenda tinha um tamanho A5 e, para a impressão, foi utilizado o papel offset 60 gr no miolo, papel sulfite 150 gr com plastificação na capa e encadernação em espiral plástica comum.
Obs.: os arquivos originais, feitos no falecido PageMaker, foram perdidos, por isso acabei tendo que reconstituir os leiautes abaixo em mockup.