Formulários são um instrumento de armazenamento de informação muito importante, principalmente em instituições de grande porte como a Fundação José Silveira. Lá, os formulários são utilizados, principalmente, para o trato com pacientes, sendo que as unidades que mais os requisitam são o Hospital Santo Amaro, O IBR, o IBIT e algumas unidades do interior. Ao todo, a FJS utiliza quase 2.000 formulários, grande parte no formato A4, frente ou frente e verso, sendo uma parte deste montante destinada ao preenchimento digital.
Também são considerados formulários as pesquisas de satisfação, as etiquetas adesivas preenchíveis, as fichas de paciente e qualquer outro material que se destine ao armazenamento de dados, de forma geral.
Pela necessidade de cada formulário, eles precisam ser criados em programas diversos: CorelDraw, Word, OpenOffice, Excel, etc. Isso porque alguns necessitam ir para a gráfica ou fotocópia (xerox), outros precisam ser preenchidos pelo computador, às vezes, com algum tipo de cálculo automático feito pelo software.
Formulários não são material publicitário, portanto, não tem época para existir. A todo momento aparece a necessidade de criação de novos forms e outros, mais antigos, volta e meia, são reformulados.