Proposta vencedora do concurso para eleição da Marca Comemorativa do Centenário do Museu de Arte da Bahia - MAB, realizado pelo INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA - IPAC e divulgado em 22 de março de 2017 no Diário Oficial da União (DOU). O museu foi fundado em 1918 e a marca foi utilizada no período de 2018 a 2019.
A concepção na qual foi desenvolvida a marca se baseia na estética espiralada da voluta, elemento presente na arquitetura do MAB na forma de suas luminárias. A voluta é um recurso ornamental antigo. Baseada no formato espiralado de alguns moluscos, já foi utilizada em construções do período barroco, em instrumentos musicais e, hoje, é parte importante de equipamentos modernos, como os compressores.
O caráter estético da marca, não só resgata visualmente o perfil tradicional do museu como remete à ideia de infinito, sugerindo que este (o museu) ainda resistirá por muitos anos ou, quem sabe, centenários.
Para a composição visual final, esta nova logomarca numérica foi acrescentada à marca original do museu, também conhecida como "mascarão", idealizada pelo artista plástico Juraci Dórea, sendo então divulgada desta forma.