Este projeto surgiu da necessidade de aproveitamento de fotos, quadros e objetos organizados e utilizados por Dona Ione Ramos Pinheiro, secretária de Professor José Silveira (tisiólogo e fundador da Fundação José Silveira) que dedicou toda sua vida ao trabalho com o professor e à preservação de sua memória.
A antiga Sala Ruy Simões (homenagem ao eminente jornalista que trabalhou com o professor e o auxiliou na construção da Fundação) sofreu, em 2022, uma reforma para melhoramento e modernização. Os quadros que decoravam a sala tiveram que ser retirados por não se adequarem mais à sua nova estética. Dona Ione (como era carinhosamente conhecida) já tinha falecido. Nada mais justo, portanto, do que a ideia de organizar os materiais que ela preservou e identificá-los com textos para que ficasse claro aos colaboradores e visitantes da Fundação o que significavam e a importância daquelas peças.
Antes de ser iniciado, este projeto foi apresentado ao presidente da instituição, Dr. Geraldo Leite, e à então superintendente na época, Sra. Laura Queiróz, que imediatamente aprovaram-no. E para que se tornasse realidade, pude contar com a ajuda dos jornalistas Lívia Veiga e Robert Batalha (além do apoio da jornalista Marília Simões, filha de Ruy) e do também designer Sebastien Guilet, além do auxílio dos setores de Obras e da Manutenção da Fundação.
Após tudo aprovado, em alguns meses a sala (que fica ao lado da Sala Ruy Simões) foi reformada, organizada e concluída em 25 de maio de 2023. Devidamente sinalizada, foi honrosamente batizada de Memorial Ione Ramos Pinheiro em homenagem à secretária do Professor, esta de personalidade enérgica e, ao mesmo tempo, tão particular e tão autêntica.